segunda-feira, 19 de março de 2012

Precisamos crescer acima de 5% ao ano

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram criados 150,6 mil empregos com carteira assinada no País em fevereiro. É um volume de postos 56,6% abaixo do resultado registrado em fevereiro do ano passado. Apesar da expansão do mercado de trabalho, foi o pior mês de fevereiro dos últimos três anos.

O interior tem ajudado a melhorar o resultado. Enquanto que nas grandes cidades foram criadas 56,5 mil vagas, nas menores, para além dos centros urbanos, eles chegaram a 60,4 mil postos. Um dado que chama a atenção é o relativo ao setor sucroalcooleiro, que fechou 9,6 mil postos no Nordeste, com Pernambuco e Alagoas liderando o movimento. Esses e outros índices de emprego só confirmam a tendência que já se delineava no final do ano. Indicam, também, um crescimento menor no primeiro semestre desse ano.

A expectativa é que no segundo semestre a indústria reaja e a economia como um todo também. Senão, vamos criar, como em 2011, cerca de 2 milhões de empregos. A marca é razoável, mas insuficiente para um país ainda com desemprego e pobreza. Precisamos crescer acima de 5% ao ano e o fazer agregando valor e tecnologia à nossa produção, criando empregos melhores e elevando nosso salário médio nacional. (Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário