terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vídeo-documentário retrata a Guerrilha do Araguaia

Como parte da Amazônia Oriental, rica em recursos naturais e marcada por conflitos sociais diversos, a região do Araguaia no sudeste do Pará, na época da ditadura militar foi palco de um episódio histórico até hoje pouco revelado em suas circunstâncias: a Guerrilha do Araguaia. Pelas proporções de violações de direitos que envolve tal episódio, o grupo de produções audiovisuais Labour Filmes, sob direção do Professor Evandro Medeiros, produziu o vídeo-documentário “Araguaia: campo sagrado”. O produto será lançado na próxima quinta-feira, 1º, às 16h, no Campus de Marabá da Universidade Federal do Pará.

A ideia do documentário é abordar a Guerrilha a partir de narrativas de camponeses que testemunharam a ação de combate entre o exercito brasileiro e os “guerrilheiros”, constituído por militantes políticos contrários ao regime ditatorial. Esta é a 11ª produção do grupo, a qual foi vencedora do Prêmio de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, em 2010, na categoria audiovisual.

Para o professor Evandro Medeiros, a produção servirá como uma forma de registrar a violência ocorrida, de modo a sensibilizar a sociedade paraense sobre a história da região. “São muitas as conseqüências desse período na vida da população local. Muitos ainda sofrem perturbações psicológicas. Por muito tempo houve um silêncio entre os camponeses, mas hoje as coisas já estão começando a mudar”, explica. (DOL -Diário Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário