Em pronunciamento feito ontem (22) no Plenário da Câmara Federal, o deputado Beto Faro ressaltou que os grandes investimentos em curso hoje no Pará são resultado das políticas indutoras do governo federal, potencializadas durante o governo estadual do PT, de 2007 a 2010. Segundo o parlamentar, os projetos estruturantes em andamento no Estado – como a hidrelétrica de Belo Monte, o porto de Espadarte, a ferrovia Norte-Sul, a prospecção de petróleo na costa e a consolidação do polo siderúrgico – em breve resultarão em verdadeira explosão demográfica no Pará.
“O Conselho Regional de Economia calcula que até 2014 a população paraense será ampliada com cerca de 500 mil imigrantes atraídos por esses empreendimentos, afora os que já chegam diariamente em busca de outras atividades”, afirmou o parlamentar.
Beto Faro disse que a previsão é de que nos próximos três anos sejam gerados mais de 120 mil postos de trabalho no Pará. Somente a construção da siderúrgica de Marabá vai gerar 16 mil empregos diretos e mais de 5 mil indiretos, observou. Para o deputado, Belo Monte, em 2013, deverá gerar cerca de 22 mil empregos e ocupações, o que poderá provocar a criação de uma nova cidade na região. Já a Petrobras destinará mais de R$ 900 milhões no Pará até 2018, para cumprir a meta de produção de 450 mil toneladas de biodiesel, na região do Nordeste Paraense. “Cerca de 150 toneladas vão abastecer a região Norte, e o restante será exportado para Portugal, concluiu Beto Faro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário