Numa reunião realizada ontem em Brasilia, com a diretora de administração e finanças da Embrapa, Vânia Beatriz Rodrigues Castiglioni e o chefe da Embrapa Amazônia Oriental, Cláudio Carvalho; o deputado Beto Faro propôs que a instituição invista na montagem de um viveiro de mudas de dendê aqui no Estado do Pará.
Segundo informou pessoalmente o deputado, no Brasil atualmente, somente em Manaus é produzida este tipo de muda, tão importante para o fortalecimento do pólo de produção de biodiesel do dendê que está sendo implantado no Vale do Acará, região do Nordeste Paraense. E ainda com a desvantagem de que as matrizes produtoras das sementes já se encontram em estágio final de produção. Ainda segundo o deputado, outras alternativas para se obter as mudas do dendê, somente exportado-as da Costa Rica, o que encarece preço unitário, dificultando sua aquisição por agricultores familiares.
A boa notícia é que a Embrapa aceitou a parceria do deputado Beto Faro para articular o que for necessário para a montagem do viveiro proposto. E a Embrapa já anunciou que iniciará imediatamente o projeto, a partir de sua base instalada no município de Tomé-Açu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário