sexta-feira, 14 de março de 2014

Pará é o quarto Estado que menos investe em saúde

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está errado ou o Governo do Estado do Pará está mentindo. O IBGE, criado em 1934, que é o principal provedor de dados e informações do País, divulgou ontem dados que mostram que o Pará teve o quarto menor investimento em saúde pública no Brasil, em 2013, com apenas 9,1% do orçamento do Estado direcionados para o setor que é hoje a principal causa de insatisfação da população paraense. O percentual compulsório de gastos com saúde fixado pela Constituição Federal é de 12%.

As informações são da Estadic (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais), divulgadas em Brasília pelo IBGE. No mesmo dia a Agência Pará, órgão oficial de divulgação do governo Simão Jatene, divulgou que o Estado investiu 13% do orçamento estadual (ou R$ 1,5 bi, como informou a Agência) referentes à arrecadação estadual de 2013. O Diário solicitou à assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) esclarecimentos sobre a diferença percentual entre os dados do Estado e o que foi apresentado pelo IBGE. A assessoria não havia retornado até o fechamento desta edição.

De acordo com o IBGE, além do Pará, na quarta posição entre os estados que menos investiram em saúde, estão o Rio de Janeiro, que tem a menor fatia, entre as 27 unidades federativas, com apenas 7,3% do orçamento de 2012, Mato Grosso do Sul e Paraná, que enviaram 8,7% e 9% respectivamente.(FONTE: Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário