quinta-feira, 22 de março de 2012

Vereadores escolherão o novo prefeito de Quatipuru

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) cassou o mandato do prefeito de Quatipuru, Dênis Eugênio Cantanhede de Oliveira (PR). Porém, o segundo colocado na eleição de 2008, Guilherme Alves Dias (PT), não poderá assumir o restante do mandato porque, segundo orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos dois últimos anos de mandato o ideal é a realização de novas eleições, conforme explicou a assessora jurídica de Guilherme, Eliana Dias Fernandes.

Para cumprir a orientação do órgão maior da Justiça Eleitoral, o TRE/PA determinou à Câmara Municipal de Quatipuru a realização de eleições indiretas para escolher o novo gestor municipal até o final do mandato, em 31 de dezembro. Ou seja, os vereadores municipais vão escolher o novo prefeito de Quatipuru. Enquanto a eleição não ocorre, o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Reis, deverá assumir a função de prefeito em exercício da cidade, localizada no nordeste paraense.

Segundo Eliana, Dênis Oliveira foi acusado de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008. Em 2009 o juiz da comarca de Primavera cassou o mandato do prefeito. Mas o gestor recorreu ao TRE/PA e ajuizou uma medida cautelar. A corte deferiu uma liminar concedendo o direito de recorrer da decisão de cassação do mandato até julgamento do mérito.

Inicialmente, o recurso teve como relatora a então juíza Vera Araújo, que em fevereiro deixou a corte eleitoral, após assumir uma vaga como desembargadora no Tribunal de Justiça do Estado. O juiz federal Antônio Campelo assumiu a relatoria da ação e manteve o voto pela manutenção da cassação do prefeito Dênis Oliveira, entendendo que há provas cabais no processo de que houve irregularidades na campanha eleitoral. (Diário do Pará)

3 comentários:

  1. Ei Senhor Beto Faro porque você não fala que o Senhor Guilherme não pode assumir o resto do cargo por que esta inadimplente, deixou obras inacabadas, salários atrasados que até hoje estão na justiça por receber, obras inacabadas, ruas asfaltas "no papel", enfim, bom ele não foi santo, na verdade falam e mexem prometem mundos e fundos mas quando chegam lá, esquecem que estão ali para o povo, em prol de melhoria do povo. é muito fácil vocês colocarem ai que prefeito Denis é isso ou aquilo, mas por atrás disso existe uma grande politicagem, sacanagem de politica, a mafia da politica, são aqueles que brigam pra estar lá mas não com o pensamento, vou ajudar meu povo, vou trabalhar para meu povo, que eles precisam, mas sim vou ser um prefeito, olha sou o prefeito, não mexe comigo que eu sou o prefeito, ou mesmo, um bau cheio de tesouro!!!!
    É por isso que hoje em dias a população esta desenganada que vota no titulo "votem em mim que pior do que tá não fica" pera ai gente. Onde é que vamos chegar desse jeito.

    ResponderExcluir
  2. Algo de bom se colheu disso tudo nobre Deputado, o fato do Prefeito Dênis Oliveira ser elegível e ter sido revista a multa aplicada a ele no processo já é uma vitória, também esqueceram de mostrar no seu blog que ainda existe uma instância a recorrer, o STE em Brasília. A lei está sendo sendo aplicada e tomara que continue assim e inclusive tirando de circulação maus políticos que são verdadeiras mazelas para o povo, graças a Deus aquele cidadão que Vossa Excelência apoia aqui no Município está incluso na lista dos inelegíveis e pra encerrar no que o senhor tem ajudado o nosso Município, já que aqui sempre foi um reduto eleitoral do nobre Deputado. Se a democracia existe nesse blog espero que este comentário seja postado, senão mandarei uma carta ao O Liberal falando desse assunto. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Talvez a assessoria jurídica do 2º colocado envergonha-se em afirma que está inelegível por não ter capacidade nem uma em administrar os bens públicos, já o fato com o Srº Dênis ou com qualquer outro que assuma o cargo, é o descaso com os população em geral. Fato esse que ocorrem, deixa uma cidade completamente atrasada, pois a administração fica sem rumo. A saúde fica o caos, a educação fica complicada, a administração "rotineira" da prefeitura fica completamente sem rumo. Espero que até a normalização dos fatos, não ocorram a falta de combustíveis e medicamentos básicos na saúde pública municipal, não faltem a merenda escolar, que para muitos alunos é a primeira refeição do dia. Que continuem pelo menos o atendimento básico em todos os órgãos da prefeitura.Que não ocorram o atraso nos salários dos funcionários, visto que é um efeito dominó no comércio local. Espero que tudo se normalize nessa querida Cidade Quatipuru.

    ResponderExcluir