sábado, 10 de março de 2012

Artigo: Mulheres negras, sim senhor!, por Cida Abreu

Cida Abreu - Secretária Nacional de Combate ao Racismo (Foto: Ricardo Weg)

A luta pelo respeito e o direito das mulheres negras


8 de março, dia de comemorar as conquistas das mulheres em todo o mundo. Porém, queremos, aqui, enfatizar a luta das mulheres negras pelo respeito e ao direito de serem tratadas com dignidade. O desejo de liberdade diante da opressão que a sociedade elitista quer lhes impor, encontra sua importância nas conquistas já alcançadas por essas mulheres guerreiras.

Neste dia, de homenagem, queremos lembrar a memória de muitas mulheres, desde aquelas anônimas, que tendo sofrido os horrores da exploração escravista, e ao lado de seus companheiros, nos quilombos, perseguiam a igualdade de direitos, e aquelas que se destacaram, contrapondo-se à lógica capitalista e buscaram a emancipação cultural e econômica para todas as mulheres negras, ainda submetidas a situações de opressão e exploração.

É por causa dessas mulheres que nossas vozes ecoam por esse Brasil afora. É a elas que devemos o nosso fazer histórico e o nosso protagonismo na sociedade brasileira de hoje. Um viva às mulheres negras! (Cida Abreu - Secretária Nacional de Combate ao Racismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário